No dia 17/12, domingo, fizemos um último ensaio as 17h e a apresentação da Mostra do processo iniciou as 19h15min. A encenação foi muito boa, sendo visível o crescimento do grupo. Como é um processo, ainda está em construção e as avaliações dos colegas e do professor Adriano foram excelentes no sentido de identificar o que está funcionando bem e o que pode melhorar. O feedback do professor Adriano foi importante para me orientar enquanto diretor e estou agora estudando como melhorar ainda mais a encenação. Como sugestões a serem trabalhadas: definir melhor o papel da Paty, que canta o Ponto da Maria Navalha e Flores Horizontais; repensar a iluminação; definir melhor os espaços de cena; ampliar a participação da personagem travesti Dalila; trabalhar a voz e as intenções das atrizes; cuidar as sobreposições em cena; conduzir para um debate no final sobre a violência do universo feminino (em relação a isto pensamos, em parceria com a professora Flávia, da Filosofia da UFPel - que interpretou Maria do Socorro na Encenação I - realizar um Boteco da Filosofia na sequência do espetáculo). Em fevereiro retornaremos aos ensaios e a Mostra final do processo será em março, a princípio dia 3 ( a ser confirmado), no Bar Diabluras.
Algumas fotos da Mostra de processo de "O Reverso de Maria".
sábado, 13 de janeiro de 2018
Ensaio do dia 16/12/2017
No dia 16/12, sábado à tarde, nos reunimos no Espaço Cultural Otelo para ensaio. Iniciamos com aquecimento orientado pela Lúcia e depois partimos para o ensaio. O atores jogaram bem em cena, a interação entre eles evoluiu bastante, principalmente entre a Lucia e a Grazi, que até então era o ponto mais frágil. Como diretor, orientei os atores principalmente quanto à movimentação e ocupação do espaço cênico, com demarcação para evitar sobreposições. Consegui uma banheira antiga emprestada, bem de acordo com a descrição na dramaturgia, sendo pela primeira vez utilizada nos ensaios, o que foi importante para construção da cena. O uso dos elementos cênicos, como cenário, figurinos, maquiagem e iluminação durante os ensaios foram importantes para o processo. Neste dia ensaiamos 4 vezes. O tempo de duração está em torno de 30 minutos.
Algumas fotos do ensaio:
Algumas fotos do ensaio:
sexta-feira, 15 de dezembro de 2017
Nos dias 5, 9 e 12/12/2017 nos reunimos novamente para ensaiar. O processo tem avançado. Iniciamos sempre com aquecimento de corpo e voz, para posteriormente ensaiarmos. A cena do banho na banheira tomou corpo no ensaio do dia 12/12. Neste dia, utilizamos figurinos e elementos do cenário, incluindo a iluminação, o que contribuiu para o processo. Foi ensaiada a inserção das músicas, com vozes da Patrícia e do Mateus, com resultado muito bom. A Roberta fez várias experimentações de luz e definiu muito bem a iluminação do espetáculo. Algumas cenas ainda carecem de um afinamento maior, no que se refere ao desenho no espaço e interação entre os atores, o que vem sendo trabalhado por meio do jogo de improvisação e orientação do diretor. Em cada dia temos realizado de 3 a 4 ensaios, com conversa sobre as cenas a cada ensaio finalizado, de forma a aperfeiçoá-las. Faremos mais um ensaio amanhã, 16/12 à tarde.
Algumas imagens dos ensaios
Algumas imagens dos ensaios
sábado, 2 de dezembro de 2017
E no dia 27/11 (segunda-feira) nos reunimos no Espaço Cultural Otelo para nosso primeiro ensaio. Ainda estamos num processo inicial, mas foi muito proveitoso este primeiro encontro para realização de leituras dramáticas, demarcação de espaços de cena, iniciar o processo de construção das personagens com base na dramaturgia e nas improvisações. Nesse primeiro momento já houve algumas alterações da dramaturgia a partir das improvisações. O Otelo é nosso grande amigo e parceiro nesse projeto, disponibilizando o seu belo espaço para os ensaios e mostra do processo, além de sua companhia sempre agradável.
Leitura dramática
Aquecimento
Imagens do Ensaio
Leitura dramática
Aquecimento
Imagens do Ensaio
E no dia 22/11 nos reunimos, eu, Mateus e Lúcia para discutir a nova dramaturgia. O encontro foi na casa da Lúcia e foi muito proveitoso. Estabelecemos um calendário de ensaios, nas segundas e sábados à tarde com todo o grupo. Em algumas manhãs, Mateus e Grazi ensaiarão também sozinhos.
Encontro na casa da Lúcia
Encontro na casa da Lúcia
Assinar:
Postagens (Atom)
































