sábado, 13 de janeiro de 2018

Ensaio do dia 16/12/2017

No dia 16/12, sábado à tarde, nos reunimos no Espaço Cultural Otelo para ensaio. Iniciamos com aquecimento orientado pela Lúcia e depois partimos para o ensaio. O atores jogaram bem em cena, a interação entre eles evoluiu bastante, principalmente entre a Lucia e a Grazi, que até então era o ponto mais frágil. Como diretor, orientei os atores principalmente quanto à movimentação e ocupação do espaço cênico, com demarcação para evitar sobreposições. Consegui uma banheira antiga emprestada, bem de acordo com a descrição na dramaturgia, sendo pela primeira vez utilizada nos ensaios, o que foi importante para construção da cena. O uso dos elementos cênicos, como cenário, figurinos, maquiagem e iluminação durante os ensaios foram importantes para o processo. Neste dia ensaiamos 4 vezes. O tempo de duração está em torno de 30 minutos.

Algumas fotos do ensaio:



sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Cartaz de divulgação


Nos dias 5, 9 e 12/12/2017 nos reunimos novamente para ensaiar. O processo tem avançado. Iniciamos sempre com aquecimento de corpo e voz, para posteriormente ensaiarmos. A cena do banho na banheira tomou corpo no ensaio do dia 12/12. Neste dia, utilizamos figurinos e elementos do cenário, incluindo a iluminação, o que contribuiu para o processo. Foi ensaiada a inserção das músicas, com vozes da Patrícia e do Mateus, com resultado muito bom. A Roberta fez várias experimentações de luz e definiu muito bem a iluminação do espetáculo. Algumas cenas ainda carecem de um afinamento maior, no que se refere ao desenho no espaço e interação entre os atores, o que vem sendo trabalhado por meio do jogo de improvisação e orientação do diretor.  Em cada dia temos realizado de 3 a 4 ensaios, com conversa sobre as cenas a cada ensaio finalizado, de forma a aperfeiçoá-las. Faremos mais um ensaio amanhã, 16/12 à tarde.

Algumas imagens dos ensaios



sábado, 2 de dezembro de 2017

Hoje nos reuniremos novamente no Otelo para mais um ensaio, às 15h. Aguardem os próximos comentários.
E no dia 27/11 (segunda-feira) nos reunimos no Espaço Cultural Otelo para nosso primeiro ensaio. Ainda estamos num processo inicial, mas foi muito proveitoso este primeiro encontro para realização de leituras dramáticas, demarcação de espaços de cena, iniciar o processo de construção das personagens com base na dramaturgia e nas improvisações. Nesse primeiro momento já houve  algumas alterações da dramaturgia a partir das improvisações. O Otelo é nosso grande amigo e parceiro nesse projeto, disponibilizando o seu belo espaço para os ensaios e mostra do processo, além de sua companhia sempre agradável.

Leitura dramática

Aquecimento


Imagens do Ensaio







E no dia 22/11 nos reunimos, eu, Mateus e Lúcia para discutir a nova dramaturgia. O encontro foi na casa da Lúcia e foi muito proveitoso. Estabelecemos um calendário de ensaios, nas segundas e sábados à tarde com todo o grupo. Em algumas manhãs, Mateus e Grazi ensaiarão também sozinhos.

Encontro na casa da Lúcia


E no dia 21/11 a querida Flávia Chagas, que interpretou Maria do Socorro em Encenação I, anunciou que infelizmente precisaria se desligar do projeto devido a outros compromissos. Flávia, sentimos muito a tua ausência... obrigado pela parceria e dedicação durante o processo até aqui. Sentimos um baque com a saída da Flávia, mas no mesmo dia  a Grazi Bessa, colega do teatro, aceitou o convite para incorporar a Maria do Socorro, o que animou o grupo. Valeu Grazi, é um novo processo que se inicia, um desafio que vai ser muito prazeroso. Estamos felizes com a tua entrada no grupo.