sexta-feira, 15 de dezembro de 2017
Nos dias 5, 9 e 12/12/2017 nos reunimos novamente para ensaiar. O processo tem avançado. Iniciamos sempre com aquecimento de corpo e voz, para posteriormente ensaiarmos. A cena do banho na banheira tomou corpo no ensaio do dia 12/12. Neste dia, utilizamos figurinos e elementos do cenário, incluindo a iluminação, o que contribuiu para o processo. Foi ensaiada a inserção das músicas, com vozes da Patrícia e do Mateus, com resultado muito bom. A Roberta fez várias experimentações de luz e definiu muito bem a iluminação do espetáculo. Algumas cenas ainda carecem de um afinamento maior, no que se refere ao desenho no espaço e interação entre os atores, o que vem sendo trabalhado por meio do jogo de improvisação e orientação do diretor. Em cada dia temos realizado de 3 a 4 ensaios, com conversa sobre as cenas a cada ensaio finalizado, de forma a aperfeiçoá-las. Faremos mais um ensaio amanhã, 16/12 à tarde.
Algumas imagens dos ensaios
Algumas imagens dos ensaios
sábado, 2 de dezembro de 2017
E no dia 27/11 (segunda-feira) nos reunimos no Espaço Cultural Otelo para nosso primeiro ensaio. Ainda estamos num processo inicial, mas foi muito proveitoso este primeiro encontro para realização de leituras dramáticas, demarcação de espaços de cena, iniciar o processo de construção das personagens com base na dramaturgia e nas improvisações. Nesse primeiro momento já houve algumas alterações da dramaturgia a partir das improvisações. O Otelo é nosso grande amigo e parceiro nesse projeto, disponibilizando o seu belo espaço para os ensaios e mostra do processo, além de sua companhia sempre agradável.
Leitura dramática
Aquecimento
Imagens do Ensaio
Leitura dramática
Aquecimento
Imagens do Ensaio
E no dia 22/11 nos reunimos, eu, Mateus e Lúcia para discutir a nova dramaturgia. O encontro foi na casa da Lúcia e foi muito proveitoso. Estabelecemos um calendário de ensaios, nas segundas e sábados à tarde com todo o grupo. Em algumas manhãs, Mateus e Grazi ensaiarão também sozinhos.
Encontro na casa da Lúcia
Encontro na casa da Lúcia
E no dia 21/11 a querida Flávia Chagas, que interpretou Maria do Socorro em Encenação I, anunciou que infelizmente precisaria se desligar do projeto devido a outros compromissos. Flávia, sentimos muito a tua ausência... obrigado pela parceria e dedicação durante o processo até aqui. Sentimos um baque com a saída da Flávia, mas no mesmo dia a Grazi Bessa, colega do teatro, aceitou o convite para incorporar a Maria do Socorro, o que animou o grupo. Valeu Grazi, é um novo processo que se inicia, um desafio que vai ser muito prazeroso. Estamos felizes com a tua entrada no grupo.
segunda-feira, 20 de novembro de 2017
sábado, 11 de novembro de 2017
Algumas imagens do processo de Encenação de "O Reverso de Maria", desenvolvido entre abril e agosto de 2017.
Um corredor de luz que conduz ao universo feminino do espetáculo
Momentos de Direção, Preparação, Concentração, Descontração
Cartaz de divulgação da mostra do processo desenvolvido no primeiro semestre de 2017
sexta-feira, 10 de novembro de 2017
Resumo do projeto de encenação "O Reverso de Maria"
A proposta do projeto é mostrar o processo criativo
de encenação da dramaturgia “O Reverso de Maria”, texto concebido na disciplina
de Dramaturgia. O trabalho foi iniciado na disciplina de Encenação I e será
dado continuidade em Encenação II, com uma reestruturação da dramaturgia com
base no texto original, no processo criativo desenvolvido com os atores no
semestre passado, nos novos elementos a serem inseridos pelo dramaturgo e no
novo processo criativo a ser desenvolvido com os atores.
Sinopse: “Maria do Socorro, prostituta
que luta para resgatar seu filho, se vê sufocada pela opressão da cafetina
Luiza, a qual é comandada por um traficante. Extremamente devota de Nossa
Senhora, põe em sua fé a crença na superação de seu tormento. Mas o conflito
entre ela e Luiza a faz reverter sua condição submissa”.
Assinar:
Postagens (Atom)